top of page
  • whatsapp

Como usar um Kong (mordedor recheável)

  • Foto do escritor: Alternativa Pet Adestramento
    Alternativa Pet Adestramento
  • 1 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de jan. de 2022

Você sabe o que é um Kong?


Kong é um brinquedo que pode ser recheado com alimento para ser oferecido para cães. O Kong Clássico tem um formato de pêra com uns gominhos, feito de uma borracha muito resistente, porém já existem versões nacionais com qualidade e custo muito bons.



O Kong ganhou popularidade porque é uma ferramenta incrível, que ajuda a elevar o grau de bem estar dos cães. Indicado para uma série de situações, como: ensinar o cão a ser mais independente (evitando ou tratando Ansiedade por Separação), Enriquecimento Ambiental (recomendado para estimular os sentidos do seu cão, proporcionando que ele execute comportamentos naturais da espécie e evitando a destruição de objetos da casa). Além disso, distrai o cão por horas e alimenta de forma divertida, pois o cão precisa fazer um exercício mental de concentração para retirar o alimento e petiscos do seu interior. Além de mandar embora o tédio do seu cãozinho, o kong não causa danos aos dentes do animal e alívia sintomas de desconforto durante a troca de dentição evitando que o cão roa os móveis ou objetos inapropriados. É uma ótima opção enquanto você recebe uma visita em casa, por exemplo!


No entanto, para fazer o uso adequado do Kong, aqui vão algumas dicas de como introduzir este brinquedo na rotina do seu cão:


  • No fundo do compartimento, coloque ração seca, pois a língua do cão não irá alcançará esta parte do kong, o que deixará o cão frustrado.

  • Na parte intermediária, adicione algum ingrediente úmido como: iogurte natural sem açúcar, frutas amassadas (banana, mamão), ração umedecida (com água morna), sachês, patês ou pasta para cães, carne moída, requeijão, entre outros. Ao alimento úmido, misture pedacinhos de alimentos secos e firmes como: grãos de ração, petiscos do tipo bifinho, palitinhos ou biscoitos, pedaços de frutas ou legumes (maçã, cenoura), ovo cozido amassado, lascas de queijos, pedacinhos de carne cortados em cubos (fígado, frango), etc...

  • Seja criativo na montagem do kong. Não se esqueça que o recheio deve ser interessante, atrativo e palatável ao cão.

Procure testar as combinações que seu cão gosta antes de oferecer a mistura dentro do kong recheado.

  • Ensine seu cão a usar o kong! Mostre para ele que o que tem dentro do kong é interessante e gostoso. No início, deixe a comida mais folgada dentro do compartimento, coloque pedaços de petiscos com a ponta para fora do compartimento para que a retirada seja mais fácil e acessível ao cão.

  • Depois que o cão estiver craque em retirar os alimentos do kong, coloque alimentos mais compactados e mais díficeis de retirar para que a brincadeira tenha duração longa.

  • Depois que o cão, já estiver entendido a finalidade do kong, você pode oferecer o kong congelado (recheie e leve ao freezer) para que o tempo de distração seja mais longo, ou até mesmo para refrescá-lo em dias mais quentes!

  • Sempre após o uso, retire as sobras de alimento e lave muito bem com uma escova de dentes. Jogue um pouco de água fervendo e deixe secar bem! Desta forma o kong terá vida longa!!

  • Os kong´s estão disponíveis em diversos tamanhos, formatos e resistências. Pesquise qual o mais adequado ao seu cão conforme idade, peso, raça, etc (alguns cães do tipo "bull´s" apesar de pequenos, possuem a mordida intensa e necessitam de kong com material mais resistente).

  • Dentro do kong é possível disponibilizar uma refeição ao cão, portanto fique atento às misturas de alimentos muito calóricos e à quantidade de vezes por semana que o brinquedo será oferecido ao cão.

  • Converse com seu veterinário, pois a alimentação do cão deve ser sempre equilibrada e balanceada para uma melhor qualidade de vida.

  • Procure oferecer o brinquedo recheado quando o cão estiver com fome.

  • Sempre supervisione a brincadeira e após o uso verifique as condições do brinquedo.

Comments


bottom of page