top of page
Foto do escritorAlternativa Pet Adestramento

Controlando as infestações de pulgas

Chega época de calor e a gente começa a perceber que nosso cachorro não para de se coçar... Depois daquela primeira inspecionada, você encontra uma pulguinhas no seu amigo, não se iluda pois podem ter mais. E agora? Saiba que pulga é um problema muito comum nos centros urbanos. Ao passear na calçada da rua, ao se aproximar de outro cão contaminado ou encostar em uma pequena moita, seu cão pode trazer muitos desses parasitas para dentro de casa ... Então o que fazer? Seguem algumas dicas:


  • Pulgas são os parasitas externos mais comuns encontrados em cães e gatos. Elas se alimentam do sangue dos nossos pet´s e também podem transmitir aos cães e gatos parasitas internos como do "Dipylidium".

  • Para procurar por pulgas, inspecione sempre na barriga, base do rabinho, nas orelhas e na cabeça no seu animalzinho, pois são as partes mais quentes do corpo onde as pulgas mais gostam de se aninhar. Procure também pelo "cocozinho" das pulgas, que são pequenas bolinhas pretas (parece uma bolinha de sangue seco) que ficam grudadas no pêlo do animal. Ovinhos de pulga, são bolinhas brancas, porém mais difícil de enxergar, mas podem ser identificadas após o uso do pente fino no pêlo do animal.

  • Se o pet estiver muito infestado de pulgas, existem outros sinais que podem indicar a presença de pulgas: como escaras (feridas), vermelhidão em determinadas parte do corpo, inchaço, excesso de coceira e mordiscos repentinos para aliviar as picadas.

  • Além do controle de pulgas no pet, feito com medicamentos antiparasitários como comprimidos, pipetas e coleiras anti-pulgas, é muito importante também fazer o controle de pulgas no ambiente em que o pet fica, pois as pulgas espalham milhões de ovos diariamente e normalmente os pequenos ovos se alojam nos locais por onde o pet passar como: caminha, sofá, tapete, colchão, cobertor, etcImportante!

  • Ao comprar medicamento antiparasitário (comprimidos, pipetas e coleiras) para seu pet, procure informações com seu veterinário sobre qual produto é o mais adequado de acordo com a rotina, alergias, tipo de pet. Sempre administre as doses do medicamento de acordo com o peso correto do pet. Faça sempre o teste de alergias 24 horas antes de administrar a medicação antiparasitária.

  • Dica: se o pet estiver com pulgas, procure dar banhos semanais e regulares com sabonete antipulgas (Matacura). Com o pêlo do pet ainda molhado, as pulgas ficam mais fáceis de serem retiradas. Passe um pente fino em toda a extensão do pêlo do animal, durante o banho as pulgas se movimentam e costumam se alojar em torno do ânus, na cabeça e nas orelhas para fugirem da água e da espuma do shampoo. Atenção! As pulgas e ovos retirados do pet ainda estarão vivos e portanto devem ser jogados em um copo com vinagre ou álcool para serem eliminados definitivamente.

  • A lavagem semanal dos objetos do pet também é recomendada para eliminação dos ovos e larvas das pulgas. Se o pet dorme na cama do tutor, necessária também a troca da roupa de cama e lavagem dos travesseiros com frequência.

  • Passar aspirador de pó regularmente nos locais onde o pet costuma ficar, também é recomendado principalmente em sofás, rodapés e cantinhos que podem esconder ovinhos de pulgas. Porém, após a aspiração esvazie e elimine os resíduos do aspirador de pó, pois ao aspirar os ovos da pulga, eles não morrem, apenas mudam de lugar e podem voltar a contaminar o ambiente ao eclodirem dentro do saco do aspirador.


  • Em residências que possuem tacos, carpetes ou quintais com gramado é indicado fazer uma dedetização, pois os ovos das pulgas são mais difíceis de serem eliminados destes ambientes.O uso de produtos repelentes para o controle de infestações leves e moderadas de pulgas no ambiente são indicados: Butox ou K-Outhrine, que possuem excelente custo-benefício e devem ser aplicados diluído em água com um pano úmido. Óleo de Neem é um produto natural que também auxilia no controle de infestações de pulgas nos ambientes.

  • Em quintais e casas com ambientes externos grandes, evite deixar folhas secas, restos e sujeiras, pois os ovos de pulgas se acumulam nestes locais, fazendo ninhos que dificultam o controle das infestações.

  • Deixar de levar o pet para passear e privá-lo de uma vida saudável para evitar infestações de pulgas, não resolve a questão, pois as pulgas podem ser trazidas para o ambiente doméstico até mesmo pelos nossos calçados.

  • O controle de pulgas é sempre desafiador, porém não impossível e deve ser feito de dentro para fora, ou seja, tratar a casa e o animal é a melhor solução!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page