"Lágrima ácida" é o termo vulgar para a condição denominada Cromodacriorréia, que caracteriza-se pelo surgimento de manchas amarronzadas na região inferior ao canal lacrimal dos cães.
Predisposição de raças
É muito comum a ocorrência de "lágrima ácida" em cães braquicefálicos (de focinho curto) como os bulldogs, pugs e shihtzus, pois esses cães possuem a anatomia dos olhos saltados o que faz com que o excesso de lágrimas escorra com frequência para fora do globo ocular, ocasionando a condição.
Já em outras raças como poodle, maltês, cavalier king charles spaniel e alguns terriers; a "lágrima ácida" ocorre devido ao excesso de pêlos na região dos olhos, que causam a irritação ocular e consequentemente o derramamento do excesso de lubrificação.
Outras causas
Mesmo em raças não citadas, a lágrima ácida eventualmente pode se manifestar em decorrência da obstrução do canal lacrimal, deformações na pálpebra ou alguma inflamação ocular, neste caso somente um veterinário poderá diagnosticar e tratar.
Porque a "lágrima ácida" deixa uma mancha escura?
A lágrima dos cães na verdade, não tem nada de "ácida" pois possui ph neutro . O que ocasiona a mancha na face do cão são as toxinas das bactérias que se proliferam de forma abundante na região facial devido a umidade constante. E apesar possuir o ph neutro, a lágrima dos cães é composta por sais minerais. Um desses minerais é o Ferro, que em contato com o ar ajuda a dar o tom amarronzado ao pêlo do animal.
Dicas de como tratar:
Inicialmente deve-se identificar qual a causa da cromodacriorréia, e se possível eliminá-la.
Para amenizar ou eliminar o amarronzado deve-se manter a região abaixo dos olhos sempre seca, utilizando paninhos, toalhas ou gaze secas, esfregando a região, 2-3 vezes ao dia. Não utilize secador de cabelo, pois o jato de ar quente direcionado aos olhos do cão, pode ressecá-lo estimulando ainda mais a produção de lágrimas.
Para os cães de pêlo longo, mantenha a região dos olhos e focinho sempre bem aparadas.
Mesmo fazendo o tratamento para a "lágrima ácida", a mancha marrom embaixo dos olhos demora um tempo para sair e normalmente só é eliminada após a muda de pêlos do cão. No entanto, o clareamento do pêlo pode ser acelerado com o uso de antióticos ou produtos clareadores encontrados no mercado como lencinhos e complementos alimentares (Angels´ Eyes). A troca da ração do cão, em alguns casos também amenizam a condição (rações como a Hills e Premiatta HD), pois proporcionam ao cão um melhor aproveitamento dos nutrientes da fórmula, neutralizando ou diminuindo as toxinas das bactérias causadoras das manchas.
Se a causa principal das manchas não for resolvida, a mancha voltará em pouco tempo. Portanto é sempre bom consultar um profissional que fará o dignostico e indicará o melhor caminho a ser seguido.
Comments