O segredo dos recheios para brinquedos para cachorros é o cheiro e o sabor, que devem ser o mais estimulante possível. Portanto use a imaginação e crie receitas com as comidas e petiscos que ele mais gosta.
DICAS:
Ao usar o kong recheado, diminua a quantidade de comida oferecida no dia para que o cão NÃO consuma alimentos além do que necessita.
ADAPTE as quantidades sugeridas nas receitas conforme o tamanho do brinquedo.
Seja CRITERIOSO na escolha dos ingredientes: petiscos, biscoitos e bifinhos, podem ser usados como complementos, no entanto são calóricos e possuem sal na formulação. Use com moderação!Pão, batata e arroz (carboidratos e amidos) em excesso pode causar flatulência no pet.
Alguns alimentos que o cão não esta habituado podem soltar ou prender o intestino do pet (ex: mamão solta, goiaba prende, cereais e fibras regulam o intestino).
A dica é variar os ingredientes, porém no início as variações devem ser oferecidas em menor quantidade até o cão se acostume. Ofereça um ingrediente NOVO por vez para testar possíveis alergias ou intolerâncias.Opte por ingredientes naturais e pouco calóricos como frutas e legumes.
É necessário sempre ter alguma coisa para "vedar" os orifícios das extremidades do kong, seja em forma de “pastas”, grãos de ração ou petiscos secos, que obstruam a passagem, evitando que os ingredientes principais "caiam" com facilidade do kong. A idéia principal do kong é deixar o cão entretido por um tempo, roendo e se deliciando...
Dica de MISTURA BASE: utilize a própria ração do cão, umedecida com água morna (ou caldo de carne) e amassada. Nesta mistura é possível adicionar vários ingredientes NOVOS E DIFERENTES em quantidade REDUZIDA para TESTAR a aceitação do cão e também para habituar o cão ao uso do kong. O uso da própria ração que o cão já conhece e aprecia, mantém o cão em forma, é mais saudável e diminui o risco de erros no recheio.
Você pode deixar o kong pronto e recheado no freezer e servir ao cão antes sair, pois o recheio não estraga e não perde suas propriedades nutritivas. O kong congelado também é recomendado para ser usado em dias mais quentes para refrescar o cão. Com o kong congelado, o cão levará mais tempo para consumir seu recheio e é super indicado para tratar ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO, que é o sofrimento do animal com a ausência do tutor.Se você tiver vários cães (matilha), ofereça um kong para cada cão e supervisione o consumo.
A disputa pelo alimento do grupo pode gerar brigas. Neste caso, separe os cães em ambientes distintos, pois o objetivo do kong é que seu consumo seja lento e demorado para distrair os cães e não para gerar brigas!
SUGESTÕES DE RECHEIOS PARA BRINQUEDOS
FRUTAS COM IOGURTE E CEREAIS:
- 1 banana (ou mamão)
- 2 colheres de sopa de cereal (aveia em flocos, granola, germen de trigo, quinoa ou chia)
- 1 colher de sopa de iogurte natural light (sem açúcar)
Amasse a banana (ou mamão), misture o cereal e o iogurte até ficar uma massa firme. Com uma colher encha o buraco do Kong e leve ao congelador por 4 horas.
PASTA DE ATUM:
- 1/2 lata de atum ralado light conservado em água (não em óleo)
- miolo de pão ou ração umedecida com água morna
-grãos de ração
Misture tudo e recheie o Kong. Sirva em seguida ao seu cachorro, pois o atum no freezer fica ressecado.
PURÊ DE VEGETAIS:
- Cenoura crua cortada em cubos (brócolis, couve-flor ou chuchu cozidos)
- purê de legumes cozido em água com alguma carne (batata, mandioquinha, abóbora)
-grãos de ração
-Cubos de carne de frango, bovina ou fígado cozida
Amasse o purê de legumes e adicione os cubos de carne, grãos de ração e de cenoura (ou outro legumes) picadas. Misture e coloque a pasta dentro do kong.
Outros vegetais: abobrinha, tomate
SALADA DE FRUTAS:
1 banana ou iogurte natural light (sem açúcar)1 maçã1 morango ou 1 pedaço de manga1 pedaço de melão ou melância
Coloque o morango bem no fundo preenchendo o buraquinho em seguida pegue rodelas de banana e vá “grudando” nas laterais do kong. Encaixe as maçãs e o melão (ou melancia) nas curvas do kong. Amasse uma parte da banana ou adicione o iogurte para preencher o kong. Deixe alguns pedaços de frutas fora.
Você pode usar outras frutas firmes como: pedaços de pêssego, ameixa, mamão, pêra, etc
Obs: existem frutas que são proibidas para cães como uva, abacaxi, laranja, mexerica, limão - fique atento!
PASTA DE FÍGADO:
Fígado bovino ou de frango cozido em água, sem óleo ou salFarinha de aveia integralTomateSalsinha ou manjericãoPalitos de cenoura (opcional)
Bata no liquidificador o fígado com um pouco da água do cozimento, adicione o tomate e a salsinha. Coloque o líquido em uma vasilha e vá adicionando a farinha de aveia até formar uma pasta grossa. Coloque um pouco da pasta no kong, espete na pasta os palitos de cenoura e preencha os espaços vazios com mais pasta.
OMELETE VEGETARIANA:
- 1 ovo
- queijo a escolha (evite os muito gordurosos, amarelos - que tal ricota natural?)
- legumes que seu cão goste cortados em palitos ou cubos
Bata o ovo cru (sem sal ou temperos) e espete os legumes no ovo, coloque a mistura dentro do kong com algo que vede o buraco menor para não vazar o líquido. Cubra com queijo. Leve ao microondas por 20 segundos ou até cozinhar o ovo (não dê ovo cru ao cão). Sirva depois de frio.
SANDUBA DE SALSICHA:
- 1 salsicha de frango light cortada em pedaços pequenos
- mel ou manteiga (sem sal)
- 4 colheres de sopa de ração triturada umedecida
-grão de ração seca
Coloque a ração triturada numa tigela e acrescente um pouco de água morna, espere que a ração amoleça para formar uma pasta, misture com um pouco de mel ou manteiga. Tampe o orifício menor do Kong com a pasta. Preencha o interior com grãos de ração e pedaços de salsicha misturados. Obstrua o orifício maior com o resto da pasta e deixe um pedaço de salsicha saindo para fora do buraco.
PF DE FRANGO:
- arroz
- carne moída
- cubos pequenos de frango (pode ser fígado)
- grãos de ração
Cozinhe com água e sem tempero, o arroz e a carne moída (na proporção 2 colheres de arroz para 1 de carne) até o arroz ficar “empapado”. Cozinhe os cubos de frango (não colocar óleo nem temperos). Prense com as mãos um pouco da “papa” de arroz e carne moída e coloque no orifício menor. Acrescente os cubos de frango cozidos, misturados com grãos de ração no interior do Kong. Vede com o restante da “papa” de arroz e carne moída.
OUTRAS SUGESTÕES PRÁTICAS DE MISTURA:
Comidas em Sachês ou enlatadas (ração úmida industrializada), deve-se misturar a petiscos ou grãos de ração.Existe uma variedade imensa de sabores de comidas em sachês ou enlatadas, inclusive opções light, vegetarianas, naturais, dietéticas (para cães diabéticos), para idosos, filhotes, etc.Fique atento: se o cão não estiver habituado a este tipo de alimento industrializado, a mistura poderá soltar o intestino do cão. Ofereça pequenas quantidades até o cão se habituar com os patês industriais.
Comments