top of page
Foto do escritorAlternativa Pet Adestramento

Tártaro em cães

O tártaro ou cálculo dentário nada mais é que um acúmulo de restos de alimentos nos dentes dos cães. Porém é um problema que normalmente não é levado a sério pelos tutores, mas que a longo prazo, se não for tratado, pode causar doenças graves e infecções generalizadas, pois o avanço da placa pode alcançar algum vaso sanguíneo espalhando a bactéria do tártaro pelo organismo do animal.

Como evitar?

A escovação dentária nos cães é uma das formas mais fáceis para amenizar e retardar o aparecimento do tártaro. O ideal é acostumar o cão desde filhote com a escovação. No entanto, para a escovação devem ser utilizadas pasta e escova de dentes específicas para pets. Evitar alimentos que não sejam próprios para cães também diminui a chance do pet desenvolver tártaro, pois os alimentos humanos são mais macios e grudam com maior facilidade nos dentes, gerando o acúmulo de resíduos nos dentes. Ossos e petiscos de limpeza dental, não são eficázes para remover 100% do tártaro, principalmente nos dentes do fundo onde a incidência do problema é maior.

Como saber se meu cão está com tártaro?

Um dos primeiros sinais de que seu cão pode estar desenvolvendo tártaro é o mau hálito ocasionado pelos gases dos resíduos de alimentos grudados nos dentes do cão e que acumulam bactérias. Outro sinal é o escurecimento dos dentes e a vermelhidão nas gengivas do cão. É importante observar e fazer uma inspeção na boca do pet com frequência, pois quando o tártaro já esta em estágio avançado o pet evita alimentos duros ou mais resistentes, pois pode estar sentindo dor durante a mastigação.

Meu cão já esta com tártaro e agora?

O tratamento do tártaro em estágio avançado ou preventivo é feito por um veterinário através de cirurgia, com aplicação de anestesia. Consulte regularmente um profissional e para verificar a saúde bucal do seu pet!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page